Na semana passada, Elon Musk pessoalmente baniu nossas contas do Twitter a pedido de um troll de extrema direita. Musk não está introduzindo a “liberdade de expressão” no Twitter; ele está suprimindo sistematicamente as vozes daqueles que se opõem ao fascismo enquanto recebe os nazistas mais explícitos de volta à plataforma. Em resposta, convidamos a todos vocês a fazer as ruas de sua comunidade falarem com um novo pôster sobre capitalistas como Elon Musk e Donald Trump. Se há um meio que os bilionários nunca controlarão, é o papel e o grude!
Mas primeiro, por que o homem mais rico do mundo apostou tudo para fechar com os fascistas?
A melhor teoria que podemos apresentar é que o fascismo, em geral, e o antissemitismo, em particular, oferecem os meios mais convenientes para redirecionar a raiva que de outra forma seria dirigida contra a classe dominante capitalista. Nas últimas três décadas, a quantidade de riqueza controlada pelo homem mais rico do mundo aumentou quase dez vezes. À medida que os bilionários ficam mais ricos, o resto de nós fica mais pobre e mais em desespero. Se não fosse pelas teorias da conspiração sobre as pessoas “erradas” terem todo esse poder, seria inevitável focar no fato de que é obviamente injusto alguém ter tanto poder.
Musk não queimou 44 bilhões de dólares porque pensou que iria ganhar dinheiro em uma das plataformas menos lucrativas do mundo. Valeu a pena para ele gastar bilhões comprando o Twitter para moldar o discurso público de acordo com seus interesses pessoais. Quanto a quais são esses interesses, podemos deduzi-los a partir das vozes que ele removeu da plataforma e das vozes que adicionou de volta a ela. Bilionários como ele e Donald Trump preferem que nos ver lutando contra zumbis fascistas do que nos ter com as mãos livres para enfrentar o sistema que cria tais desequilíbrios de riqueza e poder.
Para abordar essa situação, tiramos o pó de um dos nossos slogans clássicos e criamos um novo pôster. Convidamos você a cobrir as paredes de sua comunidade com ele — de forma totalmente legal, é claro.
Clique na imagem para baixar o poster.
Além disso, caso você prefira colar pôsteres à moda antiga, faça você mesmo em vez de apenas comprar cola de papel de parede ou adesivo em spray, temos uma versão em zine de nosso manual para grafite e grude — imprima e distribua para quem tiver interesse em se comunicar em uma plataforma que não é dirigida por um bilionário pró-fascista!
Você pode ler o conteúdo do zine na íntegra online aqui.
Clique na imagem para baixar o zine.
Para sua versão em português, clique aqui.
O texto do poster está aqui:
ELES ESTÃO CAGANDO PRA VOCÊ
Para cada bilionário, há milhões passando fome. É isso que cria os bilionários: a concentração da riqueza em poucas mãos. Quando você ouvir falar de um bilionário concorrendo à presidência ou de um bilionário comprando o Twitter enquanto passa por tendas de sem-teto no caminho de seu segundo emprego, não tenha dúvida: está tudo conectado.
Eles dirão qualquer coisa para fazer você acreditar que a culpa por seus problemas financeiros é toda sua, para nos colocar umas contra as outras, para fazer você trabalhar em jornada dupla para que possa fazer mais dinheiro para eles. Mas por mais que você trabalhe, eles levam para casa mais do que você. Essa é a natureza do capitalismo.
Eles nos dizem que querem preservar a liberdade de expressão, que nos dão “oportunidades” e que estão aqui para nos proteger. Então eles compram as ferramentas com as quais nos comunicamos, reescrevem os algoritmos, determinam o que vemos e ouvimos. Eles patrocinam fascistas que atacam qualquer um que os critique, espalham mentiras para fomentar conflitos étnicos e religiosos. Eles querem que o dinheiro seja a única coisa que tem valor para que não possamos sonhar com mais nada.
Merecemos um mundo em que as pessoas sejam respeitadas pelo que compartilham de verdade, não pelo que tomam para si. O verdadeiro problema é o sistema que cria essas desigualdades em primeiro lugar. Ao invés de competir para serem os que exploram e oprimem, vamos abolir os meios pelos quais eles o fazem.
Por um mundo sem tiranos ou magnatas!